sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

CATEQUISTA


No povo de Deus, merece destaque a figura dos(as) catequistas, uma vez terem recebido um mandado especial de transmitir às crianças e adultos a Doutrina e os ensinamentos da Mãe Igreja. Uma vez incorporados em Cristo pelo Batismo, o(a) catequista recebe a missão especial de evangelizadores e educadores do povo de Deus, especialmente pelo ministério específico da Palavra.


O episcobado brasileiro, no Documento “Catequese Renovada” nº 26, da CNBB, destaca que “a comunidade não dispensa a figura do catequista; ao contrário: em função do papel da comunidade na Catequese, e também devido às transformações sociais e culturais do nosso tempo, estamos descobrindo um novo tipo de catequista: alguém que integrado na comunidade, conhece bem sua história e suas aspirações e sabe animar e coordenar a participação de todos”. O referido documento lembra, ainda, que “o catequista é, de certo modo, o intérprete da Igreja junto aos catequizandos; ele lê e ensina a ler os sinais da fé, entre os quais o principal é a própria igreja. (...) Desenvolve um verdadeiro ministério, um serviço à comunidade cristã, sustentado por especial carisma do Espírito Santo”.


Vemos, então, que a tarefa primordial do(a) catequista é apresentar a pessoa de Jesus Cristo, como caminho, verdade e vida, com o fim de o cristão vislumbrar n’Ele o encanto da vida e alegria de viver, na medida em que o conhece, o ama e, seduzido por sua pessoa, procura fazer o que o Senhor fez junto aos pobres, excluídos e marginalizados.


Catequizar, é desvendar na Pessoa de Cristo todo o desígnio eterno de Deus que nela se realiza. É procurar compreender o significado dos gestos e das palavras de Cristo e dos sinais realizados por Ele. A finalidade definitiva da catequese : Levar à comunhão com Jesus Cristo: só Ele pode conduzir ao amor do Pai no Espírito Santo e fazer-nos participar da vida da Santíssima Trindade.”


O(a) catequista chamado a anunciar Cristo deve primeiro conhecer, aceitar Cristo, seus critérios e modo de vida, pois desse conhecimento amoroso é nasce o desejo de anunciá-lo, de evangelizar e de levar a outros a aderir na fé o Cristo Jesus. Na catequese, o que importa mesmo, é revelar com toda clareza a alegria e as exigências do caminho de Cristo, criando, assim, uma vida nova, pois, como acima dissemos, Cristo é o caminho, a verdade e a vida ( Jo, 14,6).


Contemplando Jesus Cristo, transmitido na fé pelo(a) catequista, os fiéis têm um caminho seguro para esperar que Ele realize neles promessas de alívio aos cansados pelos embates da vida: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso” (Mt 11,28).


Devemos ressaltar que todos os féis cristãos são chamados a evangelizar. Entretanto, entre os chamados com uma missão especial estão os(as) catequistas. Por isso, são eles os principais educadores para a fé, levando o cristão a aderir à pessoa de Jesus Cristo, à sua mensagem de salvação, para que ele assuma um compromisso de libertação do oprimido, do pobre e do marginalizado, atitude e ação sempre presente na vida do Salvador.


Assim levam o tesouro de Jesus Cristo a todos os que querem ser discípulos e missionários de Jesus Cristo num mundo tão conturbado como o nosso, em que a resposta está no centro da mensagem católica: Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 10,10). Amém!

Dedicamos essas palavras a todos os catequista de 2012, que assim seja!

Nenhum comentário: